• Boa tarde! Gostaria de saber a respeito do descarte do álcool. Ele deve ser descartado como resíduo químico ou como resíduo comum? E as embalagens dele vazia? Como também as embalagens vazias de cera, removedor de cera, sabonete líquido e detergente.

    Por Izalvina oliveira , 24/08/2016

  • RESPOSTAS

  • Outra questão importante é que esta empresa precisará estar licenciada para isso. Se você não conta com uma empresa que colete o seu resíduo reciclável, ao contratar veja se está com a documentação validada pelo Órgão Ambiental competente.

    Por Marina Salvitti , 31/08/2016

  • Iza vou responder a sua dúvida por partes. Primeiro é importante entender que, antes de definir um procedimento de manejo de qualquer resíduo químico, leia a FISPQ (Ficha de Segurança do produto Químico). Nela você encontrará informações preciosas como classe de risco do produto, indicações possíveis de destinação final e/ou tratamento para embalagens contaminadas. A RDC 306 / ANVISA 2004, no item 11.18, é clara quanto aos resíduos químicos não perigosos: podem ser descartados em rede de esgoto (quando líquidos) e encaminhados para o reaproveitamento e/ou reciclagem, quando sólidos.
    Outra questão é você entender se a empresa que coleta seus resíduos recicláveis concorda em retirar. Em São Paulo, muitas concordam e fazem a higienização na central de triagem, não necessitando que sua equipe se ocupe disto no estabelecimento. Dessa forma, converse com a empresa que, atualmente, faz a coleta e negocie esta retirada com ela. Agora, você vai ter que garantir, através dos processos bem definidos e descritos, que estas embalagens não tiveram contato com secreções, excreções ou fluidos corpóreos.

    Por Marina Salvitti , 31/08/2016

Escreva uma resposta

* Campos de preenchimento obrigatótio