Notícias

Os Treinamento Institucionais como Arma de Persuasão

Os treinamentos institucionais de resíduos podem ser excelentes ferramentas para persuadir o público a trabalhar por metas e resultados. Entretanto, muitas vezes, os conteúdos oferecidos deixam de destacar questões importantes. Além disso a estruturação de um cronograma eficaz é decisivo para que o engajamento do público seja total.

Um dos grandes erros na realização dos treinamentos institucionais de resíduos é começar o projeto sem envolver as equipes operacionais de higiene desde o começo do planejamento das ações. Além disso são estes profissionais que inicialmente devem treinados para que tenham a consciência do seu papel dentro de todo o processo.

O consultor e autor Marcelo Boeger profissional que admiro e que acompanho ha aproximadamente 10 anos, disse algo importante em uma de suas palestras e que se encaixa bem no exemplo que será dado a seguir: grandes problemas derivam de situações simples!

O fracasso da gestão de resíduos em instituições de saúde pode estar relacionada com a postura do colaborador no momento da segregação e da coleta I*. Dessa forma é importante que os gestores identifiquem todos os problemas e não conformidades, antes de começaram a elaborar o conteúdo de um treinamento institucional.

* Coleta I: Coleta realizado do ponto de geração ao abrigo temporário.


Outra questão que gostaria de salientar, dentro do processo de capacitação institucional, é a importância da divulgação das principais metas e dos objetivos específicos. Um exemplo: se a instituição gera 14% de resíduos recicláveis e a intenção é melhorar este índice, defina um novo índice máximo de 20% de aumento dentro deste valor, para um primeiro período de avaliação. Ou seja, informe para a equipe que a instituição espera que o índice melhore em 16,8% ( cálculo: 14 / 0,20) dentro de um período de 3 meses, por exemplo.

É fundamental a definição do período de medição para que os resultados possam ser avaliados e comemorados, caso haja efetividade nas ações. Após este momento o projeto pode seguir para uma segunda fase caso os índices tenham ficado dentro ou acima da meta esperada.

Outra questão importante é a utilização das ferramentas de informação, em conjunto com as turmas de treinamentos. Colocar banners e informativos em locais estratégicos (refeitórios, entradas de funcionários, área de descanso e vestiários) chama a atenção e valoriza o projeto de capacitação. As cartilhas virtuais ou impressas (neste caso sugiro imprimir no máximo uma cartilha por área para pouparmos recursos naturais) também podem fazer toda a diferença. Os temas lúdicos geram grande impacto! Se for destacar os problemas, mostre o certo e o errado (não deixe de explicar o que deve ser feito). Fique atento a isso! A intranet é outro veículo importante de informação e normalmente é utilizada para o envio de e-mail marketing aos gestores. Neste caso atinge, ao mesmo tempo, todo o público que tem acesso aos computadores o que é muito positivo.

Todas estas ações precisam ser trabalhadas em conjunto para que a informação chegue a um número máximo de colaboradores.

Faça comentários abaixo sobre esta matéria e compartilhe as suas ações conosco!

Um gde abraço, Marina Salvitti


Deixe o seu comentário

* Campos de preenchimento obrigatótio