Notícias

Coleta Seletiva em Apartamento e Enfermarias: Porque não?

Para este post resolvi falar de algo que acho muito importante: a coleta seletiva em apartamentos e enfermarias. O grande desafio para o gestor neste processo é conseguir controlar a qualidade da segregação em todos os locais levando em conta a característica dos estabelecimentos neste nicho de mercado.

Concentrar esforços em locais de grande geração para que se tenha bons resultados, pode ser um ponto chave. As áreas como almoxarifado, cozinhas, unidades de internação (enfermarias e apartamentos) e centros operatórios são grandes fontes geradoras. Dentre estes, sem dúvida, os apartamentos podem ser excelentes locais para o desenvolvimento de projeto de reciclagem pelo uso constante de copos, garrafas, revistas, utensílios descartáveis , jornais, revistas entre outros.

Outra questão chave é a construção de um planejamento. Por mais simples que pareça ser um projeto ou um programa de reciclagem este pode ser um fator de sucesso ou fracasso de uma ação.

Segue abaixo dicas simples que podem ser trabalhadas na fase de planejamento, antes da implantação da coleta seletiva em unidades de internação:

TESTES: Se você não dispõe de lixeiras apropriadas (com códigos de cores) faça testes, antes de adquirir os recipientes. O envolvimento da equipe de enfermagem também é importante para que as lixeiras não atrapalhem o fluxo da assistência nos apartamentos e enfermarias. Dessa forma tome uma decisão certeira antes de realizar a compra integral dos equipamentos necessários. Começar por uma única ala de internação pode ser uma atitude prudente para que se avalie resultados e eventuais problemas nos processos.

INFORMATIVOS: Para a elaboração de cartilhas ou informativos para acompanhantes e pacientes recomenda-se o envolvimento da área de comunicação ou marketing. Estas áreas conseguem auxiliar na construção de uma linguagem e de um conteúdo mais adequado ao perfil do público alvo;

TREINAMENTO: Após a definição dos detalhes do projeto, treinar ou comunicar as equipes operacionais e assistenciais envolvidas como enfermagem, nutrição e higiene é um ponto chave. É fundamental que os gestores envolvam as equipes operacionais valorizando-as, divulgando suas metas, objetivos específicos e os resultados periodicamente. Sem isso certamente ficará mais difícil e a evolução do processo e os resultados não acontecerão da forma esperada.

AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS: Para as instituições que quantificam seus resíduos fazer um levantamento por amostragem para avaliar os resultados pode significar o fechamento bem sucedido de um projeto. Muitos gestores encerram uma ação assim que o processo de implantação termina, sem avaliar resultados e principalmente sem celebrá-los!

Se você conseguiu constatar a melhoria nos índices compartilhe com sua equipe e com a instituição. Comemore para que sua equipe tenha cada vez mais prazer e disposição para auxiliar e participar das suas ações.

Comente abaixo se você gostou ou não gostou deste post e contribua para a melhoria do portal.

Clique no botão abaixo e conheça o Case do Hospital São Luiz Rede Dor Anália Franco. Não deixe de ler!

Um gde abraço, Marina Salvitti



CLIQUE AGORA

Deixe o seu comentário

* Campos de preenchimento obrigatótio